77 99701-4144 Barreiras/BA

Cirurgia Bariátrica

Cada vez mais procurada, a cirurgia bariátrica, também conhecida como cirurgia da obesidade, ou ainda, redução de estômago, reúne um conjunto de opções de técnicas cirúrgicas que ajudam na perda de peso em pessoas com obesidade mórbida acompanhadas ou não doenças associadas.

 

Gastrectomia Vertical

A Gastrectomia Vertical remove de 70 a 85% do estômago do paciente, transformando-o em um tubo estreito. Desta maneira, há redução do hormônio grelina associado à fome; a absorção de ferro, cálcio, zinco e vitaminas do complexo B não é afetada. Se não funcionar, pode ser transformada em Bypass Gástrico ou Derivação Bileopancreática, mas não é reversível, como a Banda Gástrica. Corresponde a 70% dos procedimentos realizados.

 

Bypass Gástrico

O Bypass Gástrico diminui para 10% a capacidade do estômago, restringindo a quantidade de comida ingerida e desviando esses alimentos para a porção do intestino chamada jejuno. Dessa maneira, há redução do hormônio grelina, responsável pela fome e liberação de hormônios próprios do intestino que promovem saciedade. O Bypass corresponde a 30% dos procedimentos tendo sua indicação clara no tratamento de doenças metabólicas (diabetes).

 

Gastroplastia Endoscópica

Essa nova técnica de redução de estômago realizada por endoscopia chegou ao Brasil no início de 2017. Mais de 3.000 pacientes já foram submetidos a este procedimento em diversos países até o fim de 2016, principalmente nos EUA e Espanha.

Demonstrando bons resultados e baixíssimos índices de complicações, apresenta simplicidade técnica por ser um procedimento Endoscópico (não cirúrgico).

 

O que é a Sutura Gástrica?

Esse procedimento visa reduzir a quantidade de alimentos que o paciente consegue ingerir, costurando o estômago por dentro, por sutura endoscópica, simulando uma cirurgia bariátrica semelhante ao Sleeve (gastrectomia vertical).

 

VANTAGENS PRINCIPAIS DESSE MÉTODO SOBRE A CIRURGIA:

  • Menos invasivo e sem incisões cirúrgicas
  • Procedimento rápido (45 a 60 minutos em média)
  • Alta hospitalar no mesmo dia
  • Menor risco de complicações durante e após o procedimento
  • Não é retirada nenhuma parte do estômago ou intestino

 

DESVANTAGENS PRINCIPAIS DESSE MÉTODO EM RELAÇÃO À CIRURGIA:

  • Não é coberto por planos de saúde

 

Tenho Indicação para a Sutura?

O procedimento de SUTURA GÁSTRICA está indicado para pacientes com IMC ate 35, no entanto, qualquer pessoa com qualquer grau de obesidade pode realizá-lo, se não houver contraindicações clínicas.

Está indicado também para pacientes que tiveram falha no tratamento clínico ou que já tentaram outros métodos, como o balão intragástrico, sem sucesso e/ou com reganho de peso. O índice de perda média é de 25 a 30% do peso total inicial. A idade mínima é 18 anos.

 

Resultados Esperados

PERDA MÉDIA DE 25 A 30% DO PESO TOTAL segundo os primeiros estudos multicêntricos realizados.

  • Compartilhe: